Vinho e Bordado da Madeira em promoção durante a Festa da Flor

 

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, lança uma Campanha para o Vinho e o Bordado da Madeira no âmbito da Festa da Flor, evento actualmente considerado como sendo o segundo cartaz turístico da Região e um dos que mais retorno económico traz.

As campanhas iniciam-se hoje, dia 22 de Abril, e estarão presentes através do circuito de Mupis, e Trípticos, colocados em locais estratégicos da cidade do Funchal até o dia 2 Junho.

Com esta campanha pretende-se sobretudo reforçar a notoriedade e o posicionamento destes dois produtos tradicionais, contribuindo para o aumento das vendas no mercado regional, junto dos madeirenses e turistas.

A Campanha do Vinho sob o tema “O Néctar Mais Precioso da Madeira” ou “Madeira, Most Precious Néctar” pretende transmitir uma mensagem apelativa, suportada no significado paralelo e duplo de néctar: néctar da flor, mas também como sinónimo de uma bebida de qualidade superior. Este duplo significado enquadra-se perfeitamente ainda no contexto da Festa da Flor. Apesar da “brincadeira” implícita, no jogo entre a frase e a imagem, houve a preocupação em realçar os valores que se pretendem associar ao produto: distinção e sobriedade.

A Campanha do Bordado com o slogan “A Poesia Acontece”, mantêm a imagem lançada na Campanha de Natal 2008, que pretende realçar os valores do Bordado Madeira, nomeadamente a sua genuinidade, pureza e beleza. A mensagem apela ainda à poesia, às flores e à natureza, musas naturais de inspiração para os desenhos que compõem as peças de Bordado Madeira.

Em termos de consumo de Vinho Madeira no mercado regional, o total consumido é de cerca de 531.304,25 litros, representando cerca de 3.831.450,42 euros. O mercado regional representa cerca de 25% do total de consumo de Vinho Madeira, assumindo-se como um mercado muito importante para o produto, assim como, é o produto tradicional que maior expressão tem na economia regional.

No que se refere ao Bordado da Madeira o mercado regional tem uma importância estratégica, considerando que 50% do volume de negócio do sector é efectivado na Região.

Esta campanha está orçada em cerca de 16.000,00€ e enquadra-se nos projectos Promocionais do Vinho e do Bordado Madeira co-financiados pelo Projecto Intervir+.