Participação do IVBAM na Essência do Vinho 2009

 

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP estará presente na feira Essência do Vinho 2009, em representação do sector do Vinho Madeira com o intuito de promover e consolidar o conhecimento dos produtos regionais madeirenses de qualidade.

 

A 6ª edição da Feira Essência do Vinho, destinada a profissionais do sector e público em geral, terá lugar entre os dias 5 e 8 de Março no Palácio da Bolsa no Porto e contará com a presença de 300 expositores, cerca de 100 especialistas (nacionais e estrangeiros) em vinho e gastronomia e 50 acções paralelas (provas temáticas e comentadas de vinho, harmonizações entre vinhos e gastronomia, wine talks).

Em representação do Instituto estará o Dr. João Nunes, Vogal do Conselho Directivo, e Rosária Silva, Membro da Câmara de Provadores do Vinho Madeira.

 

No evento estarão mais de 2500 vinhos em prova, de entre os quais 36 são Vinhos Madeira das empresas exportadoras: Justino Henriques, Filhos, Lda, Vinhos Barbeito (Madeira), Lda, Madeira Wine Company, S.A., Henriques & Henriques, Vinhos S.A., Pereira d’Oliveira (Vinhos), Lda e H. M. Borges, Sucrs., Lda. A acompanhar os vinhos em prova serão servidos bolos de mel de cana da Madeira. O espaço dedicado à Madeira tem de 7m2 e será decorado com flores regionais.

 

A presença do Vinho Madeira em feiras deste tipo é fundamental para a sedimentação do nosso produto no mercado nacional e assim promover o Vinho Madeira, junto do consumidor final.

Em termos económicos o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou, em 2008, cerca de 287.995,86 euros, traduzindo-se em 46.194,25 litros, o que equivale a 6,97% do total nacional. O Vinho Madeira mais consumido é do tipo meio seco 3 anos com 18.309 litros e o tipo doce 3 anos com 9.896,75 litros.

 

Esta acção tem um custo estimado de 2.900,00 Euros sendo este valor co-financiado em cerca de 70% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.