Profissionais holandeses do sector vínico aprofundam conhecimentos na Região

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.-RAM (IVBAM) recebe na Madeira, desde ontem e até ao dia 23 de Outubro, um grupo de 13 profissionais do sector vínico holandês com o objetivo de realizarem o Madeira Wine Ambassador Course”.

O grupo é constituído por “sommeliers”, importadores de vinhos, enófilos, “wine educators” e profissionais da restauração que se deslocam à Região Demarcada da Madeira a expensas próprias.

Neste contexto, o IVBAM preparou um programa de carácter educativo sobre o Vinho Madeira que terá a duração total de 12 horas, com uma componente teórico-prático, e durante o qual serão abordados os seguintes conteúdos:

a)     Caraterização da Região Vitícola e da Região Demarcada da Madeira;

b)    História do Vinho Madeira;

c)     Métodos de Produção e Envelhecimento do Vinho Madeira;

d)    Definição e caraterização dos diferentes tipos e estilos de Vinho Madeira;

e)     Formas de consumo, versatilidade e potencialidade do Vinho Madeira para harmonizações com a gastronomia.

 

 

A organização da visita deste grupo está a cargo da escola Holandesa “Wijnstudio” e o programa também inclui a visita às empresas de Vinho Madeira, nomeadamente Henriques & Henriques, Vinhos Barbeito, H.M.Borges, Justino’s – Madeira Wines e Madeira Wine Company.

De referir ainda que a exportação para a Holanda no final do ano de 2014 foi de 61.118,85 litros, o que equivaleu a 282.304,17 €.