VINHOS DA MADEIRA NA FEIRA ESSÊNCIA DO VINHO 2013

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM) à semelhança de anos anteriores, está presente na feira Essência do Vinho 2013, em representação do setor do Vinho Madeira. Neste ano a presença é ainda reforçada com a representação e presença de Vinhos de Mesa Madeirenses.

Esta 10ª edição da Feira Essência do Vinho, destinada a profissionais do setor e público em geral, tem o seu início hoje, dia 7 de Fevereiro, e terminará no próximo dia 10 de Fevereiro. Esta feira realiza-se, como habitualmente, no Palácio da Bolsa no Porto e conta com a presença de cerca 350 produtores de vinho, nacionais e estrangeiros, com ações paralelas como provas temáticas e comentadas de vinho, harmonizações entre vinhos e gastronomia e wine talks.

Neste evento onde estão mais de 3.000 vinhos em prova, a Madeira far-se-á representar com mais de 20 tipos de Vinho Madeira das empresas exportadoras: Madeira Wine Company, S.A., Henriques & Henriques, Vinhos S.A., Vinhos Barbeito (Madeira), Lda., H. M. Borges, Succrs., Lda., Justino’s – Madeira Wines, S.A. e Pereira d’Oliveira (Vinhos), Lda. No que se refere aos Vinhos de Mesa Madeirenses, Octavio Ascensão e Quinta do Barbusano serão as empresas presentes neste evento que darão a conhecer os seus vinhos, nomeadamente: Palmeira & Voltas; Xavelha e Quinta do Barbusano Tinto, Branco e Rosé, entre outros.

Ainda como reforço da promoção dos Vinhos da Madeira, na Essência do Vinho, o IVBAM em conjunto com a organização da feira, irá promover um jantar, totalmente harmonizado com Vinho Madeira e Vinhos de Mesa Madeirenses. O jantar, que terá lugar no dia 8 do corrente, no Restaurante Palco no Hotel Teatro, será dirigido a jornalistas, chefs, sommeliers, críticos e líderes de opinião.

Em representação do Instituto está Paula Cabaço, Presidente do IVBAM, Rubina Vieira, Chefe da Câmara de Provadores e Bárbara Spínola, da Divisão de Promoção.

A presença do Vinho Madeira em feiras deste tipo é fundamental para a sedimentação do nosso produto no mercado nacional, junto do consumidor final.

Em termos económicos o consumo de Vinho Madeira em Portugal Continental representou, em 2012, cerca de 321.587,70 euros, traduzindo-se em 50.308,20 litros.

No que se refere aos Vinhos de Mesa Madeirenses a aposta em Portugal Continental é ainda muito recente, mas estamos crentes que a presença nesta feira será uma mais-valia e uma alavanca na promoção dos nossos vinhos neste mercado.

A participação nesta feira é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.