Vinho Madeira presente na Foodex 2008 no Japão

O Vinho da Madeira volta a estar presente pelo terceiro ano consecutivo na Foodex 2008 que se inicia amanhã 11 de Março terminando na próxima sexta feira, dia 14. Esta é a mais importante feira do sector dos vinhos e agro-alimentar no Japão, estando o Vinho Madeira representado com um stand de 20m2.

Este espaço com decoração alusiva à história, paisagem e tradições do Vinho Madeira é um espaço comum disponibilizado gratuitamente pelo IVBAM e que conta com a presença dos vinhos de todas as empresas exportadoras. As empresas fazem-se representar pelos seus sócios e/ou importadores locais.

Representando o IVBAM deslocou-se à Foodex 2008 o seu Presidente Paulo Rodrigues.
Nos últimos três anos o mercado Japonês foi o quarto mercado de exportação de Vinho Madeira, tendo em 2007, registado um volume de exportação de 190.117,80 litros o que representou um rendimento bruto de € 1.006.035,22.

Neste mercado o vinho de três anos representa a principal fatia com um volume de comercialização de 184.096,80 litros, seguindo-se, curiosamente o Vinho Madeira de 10 anos com um volume de 5.148,00 litros.

Esta acção promocional é financiada dentro do Projecto a três anos IFADP/INGA “Acções de Informação e Promoção a favor de Produtos Agrícolas em Países Terceiros” co-financiado pela União Europeia em 50%, por Portugal em 20% e o restante pela Região, que para além do Japão contemplará acções promocionais no Brasil, Estados Unidos da América e Canadá.