“Vinho Madeira presente na UNESCO”

O Vinho Madeira vai apoiar a cerimónia de nomeação da actriz Maria de Medeiros como Artista UNESCO para a Paz. O evento terá lugar na sede daquele organismo em Paris, pelas 19:30 do dia 17 de Março de 2008, na presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, que patrocinou esta candidatura, em representação do Governo português. Trata-se a primeira portuguesa a obter esta nomeação.

O sector do Vinho Madeira pretende assim associar-se, como já vem sendo hábito, a eventos e temas de cariz sócio-cultural.

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. colaborou com o envio de 24 garrafas de Vinho Madeira oferecidas pelas empresas exportadoras, nomeadamente, Henriques & Henriques, Madeira Wine Company, Vinhos Barbeito, Vinhos Justino Henriques, H.M. Borges e J. Faria Filhos.

O objectivo desta nomeação é tirar partido da visibilidade, carisma, qualidade artística, polivalência, sensibilidade e empenho nas grandes causas do mundo contemporâneo demonstrados por Maria de Medeiros, para assim contribuir para a difusão dos valores e iniciativas da UNESCO junto do público português e internacional.

A cerimónia a realizar a 17 de Março terminará com um concerto alusivo ao tema da Paz – Désirs de Paix – em que Maria de Medeiros actuará acompanhada pelo seu próprio trio de jazz, interpretando temas e autores contemporâneos portugueses e de outras nacionalidades.

Esta acção insere-se no Plano Promocional de Vinho Madeira, co-financiado em 65% pelo FEDER no âmbito do POPRAM III.