Provas de Vinho Madeira em Viena, Munique e Berlim

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, do Bordado, e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM) em parceria com as Empresas Exportadoras de Vinho Madeira e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), inicia na próxima semana um périplo de Provas Profissionais de Vinho Madeira em 3 capitais europeias: Viena, Munique e Berlim.

 
Em todas as provas estarão presentes dois representantes do IVBAM, Engº Paulo Rodrigues, Presidente do Conselho Directivo, e a Drª Rita Galvão, Chefe de Divisão de Promoção. As empresas Exportadores de Vinho Madeira far-se-ão representar pelo Engº Faro da Silva da Madeira Wine Company, SA, pelo Sr. Américo Pereira, da Vinhos Barbeito (Madeira), Lda, pelo Sr. Júlio Fernandes da empresa Justino e Henriques, Filhos, Lda e pelo Dr. Humberto Jardim da empresa Henriques & Henriques, Vinhos, SA.
 
Estas acções darão continuidade a um trabalho de promoção sustentado que vem sendo implementado nestes mercados há alguns anos a esta parte.
 
Em Viena a acção decorrerá no Palácio da Bolsa onde será promovida, entre as 15 e as 16h, uma Prova Comentada, com a apresentação e comentários a 8 vinhos Madeira, por parte de Peter Kuranda, representante da Weinakademie Rust e por Maria Louise Stangl, representante da Weinakademie Diplomarbeitz, profundos conhecedores do Vinho Madeira. Estas acções são direccionadas ao segmento de profissionais. Seguir-se-á-se entre as 16 e as 18h a Prova de Vinho Madeira Aberta, dirigida a todos os profissionais e Opinion Leaders.
 
Ao fim do dia terá lugar um jantar e leilão de vinhos Madeira, de beneficência, com o apoio da Casa de leilões Dorotheum, cujas receitas da venda reverterão a favor da Associação de Solidariedade Roten Nasen Clowdoctors. Os Roten Hasen são uma associação internacional de carácter social, orientada para a ajuda a crianças desfavorecidas.
 
Na Alemanha, em Muni que e Berlim, as Provas serão realizadas em conjunto com o IWA (International Wine Association), do qual fazem parte os produtores Luis Pato, Casa do Celho, Alves de Sousa, Quinta do Ameal, Quinta da Couvela e Quinta dos Roques.
 
No dia 14, em Munique o evento será orientado uma vez mais para profissionais, estando previsto, logo pela manhã, um seminário dirigido exclusivamente para jornalistas a ser apresentado pelo, também, jornalista e sommlier alemão, David Scharzwalder. De referir que este reputado especialista, foi em 2007 co-autor, de um livro em alemão sobre vinhos portugueses - editado pela editora alemã Hallwag com apoio da ViniPortugal. A esta apresentação seguir-se-á a oferta de um buffet vínico. A Prova aberta terá lugar a partir das 15.00 e pelas 16.30 será realizada uma prova comentada pelo mesmo sommlier para cerca de 40 profissionais.
 
Na cidade de Berlim a prova decorre no dia 16 de Outubro, no Hotel Logenhaus e o programa do evento terá o mesmo formato que em Munique.
 
Até ao final da sexta-feira passada, dia 10 de Outubro, já se encontravam inscritas para as várias acções a cerca de 350 pessoas.
 
Este tipo de acções implementadas de forma continuada, pretendem reforçar a notoriedade e a presença do Vinho Madeira nos seus principais mercados de exportação e promovendo o contacto directo com a procura.
 
Estas acções são dirigidas a um público-alvo específico, como são dos distribuidores, canal horeca, profissionais do sector, Jornalistas da área, importadores, escanções, membros de clubes de vinhos.
 
No ano de 2007 em termos de exportação de Vinho Madeira para a Alemanha, este mercado consumiu em litros 235.285,40, o que representa um volume de negócios de 845.585,62 €. Em relação ao mercado austríaco no ano transacto foram exportados 31.464 litros, representando um volume de negócios de 129.684,66 €.
 

Todas estas acções inserem-se no Projecto “Plano Promocional de Vinho Madeira”, co-financiado em 65% pelo FEDER no âmbito do POPRAM III.