Promoção Vinho Madeira em Paris e Londres

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através do Instituto do Vinho, do Bordado, e do Artesanato da Madeira, IP (IVBAM) em parceria com as Empresas Exportadoras de Vinho Madeira e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), promove esta semana, nos dias 28 e 29 as Provas Profissionais de Vinho Madeira em 2 das cidades mais carismáticas da Europa, Paris e Londres, designadamente.

Em todas as provas estarão presentes dois representantes do IVBAM, Paulo Rodrigues, Presidente do Conselho Directivo, e Nádia Meroni, Chefe de Divisão de Criação Artística. Estarão presentes seis empresas Exportadores de Vinho Madeira. No evento estarão presentes Madeira Wine Company, SA, Ricardo Barbeito, da Vinhos Barbeito (Madeira), Lda, Júlio Fernandes da empresa Justino e Henriques, Filhos, Lda, Humberto Jardim da empresa Henriques & Henriques, Vinhos, SA,. As empresas Pereira D’Oliveira (Vinhos)Lda, Madeira Wine Company, SA e da empresa H.M. Borges, Sucrs, far-se-ão representar pelos seus representantes naqueles países.

Estas acções darão continuidade a um trabalho de promoção sustentado que vem sendo implementado nestes mercados há alguns anos a esta parte.

Em Paris a acção decorrerá amanhã, dia 28 na Embaixada de Portugal, onde será promovida entre as 14h30 e as 15h15, uma prova comentada, com um painel de 8 vinhos Madeira apresentados por Serge Dubs para uma plateia de 25 a 30 convidados. Esta acção é direccionada ao segmento de profissionais. Seguir-se-á entre as 15h30 e as 18h a Prova de Vinho Madeira Aberta, dirigida a todos os profissionais e líderes de opinião. No decorrer da Prova Aberta os convidados podem experimentar diversas opções gastronómicas e combiná-las com os vinhos Madeira.

A Prova de Londres segue os moldes da de Paris e decorrerá na próxima quarta-feira, 29 de Outubro na Embaixada de Portugal, onde será promovida entre as 11h e as 11h45, uma prova comentada, com um painel de 8 vinhos Madeira apresentados por Andrew Jefford para uma plateia de 36 convidados. Esta acção é direccionada ao segmento de profissionais. Seguir-se-á entre as 12h e as 18h30 a Prova de Vinho Madeira Aberta, dirigida a todos os profissionais e líderes de opinião. Também aqui haverá no decorrer da prova aberta um Buffet com opções gastronómicas que fazem a combinação com os vinhos Madeira.

Até ao final da sexta-feira passada, dia 24 de Outubro, já se encontravam inscritas para as várias acções cerca de 240 pessoas, entre elas distribuidores, profissionais do canal horeca, jornalistas da área, importadores, escanções, membros de clubes de vinhos entre outros.
No ano de 2007 a exportação de Vinho Madeira para o mercado francês, foi, em litros, de1.344.177,03, o que representa um volume de negócios de 3.650.992,04 €. Em relação ao mercado inglês no ano transacto foram exportados 354.762,75 litros, representando um volume de negócios de 2.115.781,12 €.

Todas estas acções inserem-se no Projecto “Plano Promocional de Vinho Madeira”, co-financiado em 65% pelo FEDER no âmbito do POPRAM III.