Acções promocionais do Vinho Madeira em Nova Iorque terminam com significativo sucesso

VINTAGE MADEIRA OFERECIDO A MORGAN FREEMAN

No âmbito da permanente promoção que é fundamental para a sustentabilidade da comercialização e da imagem de prestígio do Vinho Madeira, terminaram ontem as duas acções promocionais protagonizadas pelo Instituto do Vinho da Madeira, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) juntamente com 5 empresas produtoras de Vinho Madeira (Justino Henriques, Madeira Wine Company, Henriques & Henriques, Vinhos Barbeito e Pereira D’Oliveira), realizadas na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos da América.
O saldo no final é extremamente positivo tendo-se conseguido uma afluência muito significativa aos dois eventos, por todos julgada não só como em excelente quantidade, bem como de elevada qualidade.

VINTAGE MADEIRA OFERECIDO AO ACTOR MORGAN FREEMAN

Curiosamente, logo antes do início da primeira acção (almoço/degustação com Vinho Madeira), enquanto era preparado tudo o que é necessário e perante a presença casual no local do actor Morgan Freeman , vencedor do Óscar para Melhor Actor Secundário no filme “Million Dollar Baby”, no prestigiado restaurante Park Avenue em pleno coração de Manhattan onde decorreu o primeiro dia de promoção, Paulo Rodrigues, Presidente do IVBAM, teve a oportunidade de, em representação de todo o sector Vinho Madeira, oferecer ao mencionado actor um Vinho Madeira especial, um Vintage da casta Verdelho com mais de trinta anos de idade. Esta oferta foi recebida com muito agrado pelo famosíssimo actor a quem foi explicado de forma breve a ligação histórica do Vinho Madeira com a criação dos Estados Unidos da América, através do brinde aquando da assinatura da Declaração da Independência no ano de 1776.

ALMOÇO/DEGUSTAÇÃO COM VINHO MADEIRA

A primeira acção iniciou-se então às 12:30 h consistindo num almoço/degustação com 9 vinhos enquadrando todos os tipos e castas possíveis no Vinho Madeira, desde os secos mais jovens até vinhos raríssimos como os Vintages Madeira da casta Terrantez. Nesta refeição estiveram presentes aproximadamente 40 convidados, intimamente ligados ao negócio dos vinhos, desde jornalistas, importadores, proprietários de “Wine Shops” ou “Wine Bar”, que manifestaram a sua enorme satisfaçam por participarem neste evento, referido por alguns como não acontecendo em Nova Iorque à mais de 20 anos.

O evento foi iniciado por Paulo Rodrigues que explicou a Região Demarcada Madeira enquadrando a presença em Nova Iorque nesta data específica na existência de fortes ligações históricas entre o Vinho Madeira, os “Founding Fathers” da nação e a Assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América a 4 de Julho de 1776.

Durante a refeição todos os vinhos foram explicados detalhadamente pelo enólogo Francisco Albuquerque o que motivou a troca de opiniões sobre os vinhos e sua ligação com as iguarias servidas, tornando a refeição diferentemente positiva e, por tal facto, difícil de esquecer.

PROVA ABERTA

Terminada a refeição iniciou-se a prova aberta para os agentes económicos e comunicação social mais generalista, sempre na área dos vinhos. Aqui, cada empresa de Vinho Madeira presente teve um espaço específico onde pode dar a provar todos os vinhos que julgou como importante trazer a esta acção promocional.

A afluência à prova aberta revelou-se muito para além das expectativas com a sala quase a se tornar pequena para a quantidade de pessoas que por ali passaram durante as duas horas do evento.

Novamente, a opinião positiva era generalizada, onde predominava a vontade em que este tipo de eventos se voltassem a repetir, pois o Vinho Madeira esteve demasiado tempo sem realizar acções promocionais neste mercado. Alguns casos curiosos existiram mesmo, onde alguns dos presentes afirmarem ter alterado férias ou viajado de sítios tão longe como a Califórnia, para estarem propositadamente neste evento promocional.

SEMINÁRIO TEMÁTICO VINHO MADEIRA NA PRESTIGIADA ESCOLA FRENCH CULINARY INSTITUTE EM NOVA IORQUE

Com o apoio organizacional da delegação da Agência para o Investimento e Comércio Exterior de Portugal (AICEP) em Nova Iorque decorreu no French Culinary Institute em Nova Iorque um seminário temático sobre o Vinho Madeira, orientando-se sempre o tema desenvolvido para as especificidades histórico-culturais do Vinho bem como as suas características sensoriais fundamentalmente como bebida.

Novamente e para uma audiência formada por alunos e professores desta prestigiada escola, Paulo Rodrigues e Francisco Albuquerque explicaram as características da Região Demarcada Madeira, bem como dos seus vinhos nos seus diferentes tipos e possibilidades, seguindo-se uma prova tutorada com cinco vinhos específicos conjugados com cinco iguarias realizadas pelos professores desta escola.

Os resultados finais foram bons, ficando a “semente” assim plantada em estudantes que posteriormente poderão tornar-se grandes Chefes de nível mundial.

Como conclusão final, estes dois dias de promoção ao Vinho Madeira foram muito positivos, estando já o sector a ponderar realizar mais uma acção este ano neste mercado.

A aposta promocional nos EUA prende-se com a importância deste mercado em termos de exportações do Vinho Madeira, sendo que em 2007 representou um volume de 193.233,00 litros – cerca de 5% do total e um valor de € 1.548.341,76 – cerca de 9% do total, representado o mercado onde o preço por litro é o mais elevado.

Estas acções promocionais em Nova Iorque enquadram-se em termos de financiamento no Projecto “Vinho Madeira – Acções de Informação e Promoção a favor de Produtos Agrícolas em Países Terceiros” financiado por Fundos Comunitários e Nacionais a 70%.