Madeira, a Ilha

 
A Ilha da Madeira é um arquipélago constituído por duas ilhas habitadas – Madeira e Porto Santo - e outras inabitadas que são as Desertas e as Selvagens. O arquipélago está situado entre os 35º e os 45ºde latitude norte e a 17º de latitude oeste, encontrando-se a 1100 Km da costa de Portugal, país a que pertence, e a 600 km da costa africana.
 
A ilha da Madeira tem uma superfície total de 740Km2, e tem como ponto mais alto o Pico Ruivo com 1861 metros de altitude.
 
A paisagem vitícola profundamente enraizada na Ilha é palco de miríades de cores que se transformam ao longo do ano, desde as diferentes tonalidades de verdes aos castanhos-avermelhados. A construção dos socalcos, sustentados por paredes de pedras, faz lembrar escadarias que vão em algumas partes do mar à serra, parecendo pequenos jardins imbuídos na paisagem.
 
Reconhecida em todo o Mundo como um destino turístico por excelência, a notoriedade da Ilha da Madeira deve-se, também, ao vinho que tem o seu nome e que nos mais variados pontos do globo ganhou fama e prestígio. Um Vinho com nome de uma Ilha e uma Ilha com nome de um Vinho.