Glossário

 

Madeira, a Ilha

 

Socalcos

Culturas dispostas em socalcos ou superfícies horizontais ou inclinadas, suportadas por muros ou taludes, em terrenos naturalmente abruptos. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Tipo de Castas

 

Sercial

Tipo de casta utilizada para produzir Vinho Madeira, tradicionalmente do tipo seco.

 

Malvasia

Tipo de casta utilizada para produzir Vinho Madeira, tradicionalmente do tipo doce. Foi a primeira a ser plantada na Ilha.

 

Terrantez

Tipo de casta utilizada para produzir Vinho Madeira, tradicionalmente situa-se entre o tipo meio seco e meio doce.

 

Tinta Negra

Tipo de casta utilizada para produzir Vinho Madeira; adapta-se à produção de qualquer grau de doçura.

 

Boal

Tipo de casta utilizada para produzir Vinho Madeira, tradicionalmente do tipo meio doce.

 

Verdelho

Tipo de casta utilizada para produzir Vinho Madeira, tradicionalmente do tipo meio seco.

 

Processo de Vinificação

 

Refractómetro

Aparelho óptico de prisma que permite apreciar a riqueza em açúcar do mosto. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Fer­men­tacão

Transformação produzida por um fermento sobre uma substância orgânica, por vezes acompanhada de despreendimento de gás carbónico, da formação de álcool, de ácidos e de compostos complexos. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Fortificação

Consiste na paragem da fermentação do mosto com a adição de álcool vínico com 96% volume.

 

Estufagem

Processo usado na produção de alguns vinhos, consistindo no seu aquecimento a uma temperatura de 49º - 54ºC, durante alguns meses. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Canteiro

Assento de madeira, pedra ou cimento, disposto no chão das caves ou armazéns, sobre o qual se colocam as vasilhas de madeira. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Levadas

As “levadas” são cursos de água à volta das montanhas, construídos pelo Homem nos primórdios da colonização, para levar água aos terrenos agrícolas inacessíveis. Hoje em dia constituem um dos maiores atractivos turísticos da Madeira. (in Site Oficial do turismo da Madeira)

 

Oídio

Fungo que ataca os órgãos verdes da videira. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

FiloxeraInsecto

Hemiptero de origem americana parasita das folhas e sobretudo das raízes da videira. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Vinho da Roda

 

Tonéis

Vasilha de grande capacidade (30 a 700hl) servindo para a vinificação ou conservação dos vinhos. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Frasqueiras ou Vintage

Menção reservada para o vinho obtido de, pelo menos, 85% de uvas da mesma vindima e de uma só casta, de entre as castas recomendadas, ou de uma mistura de várias castas reco­mendadas, que tenha, em relação aos referidos 85% de uvas da mesma vindima, um envelhecimento mínimo de 20 anos em cascos de madeira e apresente características organolépticas destacadas, devendo ter indicado, o ano de colheita, a data de engarrafamento e constar de conta-corrente específica antes e depois do engarrafamento.

 

Poios

Madeira designação dada aos socalcos das encostas escavados e cultivados. (in Infopédia, Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora)

 

Espaldeira

Armação da vinha em forma espalmada e guarnecendo uma parede. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Sarmentos

1º ramo do ano no período vegetativo, já em adiantado grau de atempamento, mas conservando ainda as folhas; 2º pâmpano (ramo tenro de videira, parra) completamente atempado. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Espoldra

Supressão de ramos novos ou pâmpanos inúteis sobre o tronco ou braços da cepa. (in Lexique de La Vigne et du Vin)

 

Colheita

Menção reservada para o vinho obtido de, pelo menos, 85% de uvas da mesma vindima e de, pelo menos, 85% de uvas de uma só casta, de entre as castas recomendadas ou autorizadas ou de uma mistura de castas recomendadas e ou autorizadas, cujo envelhecimento tenha um mínimo de 5 anos e apresente características organolépticas destacadas, devendo ter indicado o ano de colheita, a data de engarrafamento e constar de conta-corrente específica.

 

Características organolépticas

Análise sensorial (visão, olfacto, paladar) que fazemos ao vinho.

 

Solera

Menção reservada para o vinho que apresente características organolépticas destacadas e cujo envelhecimento em canteiro tenha um mínimo de 5 anos, que constitui a base de um lote do qual é retirado anualmente para engarrafamento uma quantidade de cada um dos cascos que não exceda 10%, sendo substituída por igual quantidade de outro vinho de igual qualidade, até a um máximo de 10 adições, após o que todo o vinho existente poderá ser engarrafado de uma só vez, devendo a indicação do ano de colheita ser sempre a do vinho de base e constar de conta-corrente específica.

 

Rainwater

Menção reservada para o vinho com indicação máxima de 5 anos de idade, cujas carac­te­rísticas organolépticas estejam em conformidade com os padrões de qualidade típicos da idade em causa, que apresente uma cor entre o dourado e o meio dourado e tenha uma massa volúmica igual ou inferior a 1,0150 g/ml, devendo constar de conta-corrente específica.