Produção de Uvas e Comercialização de Vinho Madeira na Região Autónoma da Madeira

 

 

Produção de Uvas e de vinho com DO/IG na RAM

Na Campanha Vitivinícola de 2017-2018 (*), para além da produção de 3,95 milhões de litros de vinho licoroso com Denominação de Origem (DO) «Madeira» ou «Vinho da Madeira» foram ainda produzidos 1.522 hectolitros de vinho com DO «Madeirense» e 136 hectolitros de vinho com Indicação Geográfica (IG) «Terras Madeirenses».

 

Na vindima de 2018 (Campanha Vitivinícola de 2018-2019 (*)), a produção total de uvas Vitis vinífera na Região Vitivinícola da Madeira foi de 3.624 toneladas. Salvo uma pequena quantidade que os viticultores reservaram para autoconsumo, 92,1 % da produção foi vendida às empresas que se dedicam à produção e ao comércio do «Vinho da Madeira» e cerca de 5,7 % às empresas que se dedicam à produção e ao comércio de vinhos com DO «Madeirense».

 

Na Campanha Vitivinícola de 2018-2019 (*), a produção provisória, em 21-12-2018, é de cerca de 3,22 milhões de litros de vinho licoroso com Denominação de Origem (DO) «Madeira» ou «Vinho da Madeira», 1.519 hectolitros de vinho com DO «Madeirense».

 

(*) A campanha vitivinícola decorre desde o dia 1 de Agosto de cada ano, até ao dia 31 de Julho do ano seguinte.

 

Comercialização de «Vinho da Madeira»

Em 2018, a comercialização de «Vinho da Madeira» foi de 3,37 milhões de litros, representando os países da União Europeia, com uma quota de mercado de 77,5%, o principal destino deste vinho, com especial destaque para a França (32 %), Portugal (18 %), Alemanha (6,9 %), Reino Unido (6,4 %), e Bélgica (5,3 %). O mercado nacional, com uma quota de 18 %, assume uma importância considerável, destacando-se aqui, com 15,6 %, o «Vinho da Madeira» que é comercializado na própria Região, impulsionado em boa parte pelos turistas que visitam a Ilha.

 

Fora da União Europeia os principais mercados do «Vinho da Madeira» são o Japão (7,9 %) e os Estados Unidos da América (6,4 %), seguidos pela Suíça (2,7 %) e China e Canadá (ambos com 1,3 %).

 

Analisando ainda a comercialização de «Vinho da Madeira» de acordo os diferentes tipos e idades é possível verificar que os vinhos mais comercializados, em função do grau de doçura (com e sem indicação de casta), são os vinhos doces e meio secos. De entre os vinhos com indicação do nome de casta, os vinhos mais procurados são os da casta Malvasia, seguidos pelos da casta Boal.

 

A comercialização de «Vinho da Madeira» situa-se maioritariamente ao nível dos vinhos correntes (com cerca de 3 anos de idade) e, relativamente aos vinhos com indicação de idade, ao nível dos vinhos de 5 e 10 anos.

 

No que diz respeito ao «Vinho da Madeira» com indicação do nome de casta, o volume de comercialização é igualmente superior na faixa dos vinhos com 5 e 10 anos de idade, com exceção dos vinhos da casta «Terrantez», cujo volume de comercialização é superior ao nível dos vinhos com 20 anos  e “Frasqueira”, do vinho da casta «Bastardo», cujo volume de comercialização é superior ao nível dos vinhos com 50 anos e "Frasqueira" e do vinho da casta «Tinta Negra» cujo volume de comercialização é superior ao nível dos vinhos com 5 anos e dos “Colheitas”.

 

Comercialização de vinho com DO «Madeirense» e de vinho com IG «Terras Madeirenses»

Em 2018, a comercialização de vinho com DO ou IG foi cerca de 1.301 hectolitros, sendo 1.001 hectolitros vinho com DO «Madeirense» e 300 hectolitros vinho com IG «Terras Madeirenses».

 

Analisando ainda a comercialização de vinho com DO «Madeirense» e de vinho com IG «Terras Madeirenses» é possível verificar que em 2018 os vinhos mais comercializados foram os vinhos brancos, com cerca de 56,4 %, seguidos dos tintos com 25,3 %. Os vinhos rosados corresponderam a cerca de 18,3 % da comercialização.