Vinho Madeira reforça ação promocional em França com dois eventos distintos no mês de Março: Provas de Paris e “ L’Excellence Gastronomique à Paris”

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM), a entidade responsável pela promoção e divulgação do Vinho Madeira, desenvolveu, no mês de Março, 2 ações promocionais distintas em Paris, com o intuito de reforçar e manter este importante mercado, que se destaca desde há muito, como o principal mercado de expedição a nível comunitário, para o Vinho Madeira.

 
A primeira ação promocional aconteceu no dia 22 de Março, com as provas de Paris, que promoveu o Vinho Madeira através da realização de uma prova aberta e masterclass dirigido exclusivamente a profissionais do setor vínico francês, sendo que o mesmo foi orientado pelo Master of Wine francês, Christophe Macra.
 
O programa teve início às 15h30 com a realização de prova aberta que decorreu até as 19 horas e onde os convidados puderam degustar uma grande variedade de Vinhos Madeira de todas as empresas presentes, sendo que, simultaneamente, decorreu um masterclass sobre o Vinho Madeira, que incluiu a apresentação de Região Vitícola da Madeira, com a caraterização das suas especificidades únicas, desde o clima, o solo, o relevo e naturalmente a apresentação das castas que lhe dão origem, após o qual foi realizada uma prova comentada do Vinho Madeira. 
 
Esta ação promocional do Vinho Madeira, contou com a presença de um representante do IVBAM bem como das empresas: Madeira Wine Company; Vinhos Barbeito; Justinos Madeira Wines; Henriques & Henriques e H.M. Borges.
 
A segunda ação promocional, o evento “ L’Excellence Gastronomique à Paris”, teve lugar nos dias 24 e 25 de Março, na Place Vendome, em Paris e contou com os vinhos de seis empresas exportadoras de Vinho Madeira - H. M. Borges; Henriques&Henriques; Justinos Madeira Wines; Madeira Wine Company; Pereira D’Oliveira e Vinhos Barbeito.
 
O referido evento foi organizado pelas edições Lebey (que publicam os Guide Lebey; Restaurantes Paris; Bistrots de Paris e Bistrots Londres e Paris – num total de 16.500 exemplares) e a pela Revista Marianne (uma revista generalista semanal francesa, que conta com uma tiragem de 143.515 exemplares e 1.130.000 leitores), que decidiram reunir as suas habilidades e “know-how” sobre a gastronomia Francesa, para concretizar um evento que durante um fim-de-semana, atraiu à place Vandôme os mais variados “atores” da gastronomia parisiense.  
 
Tratou-se de um evento de prestígio a todos os níveis, com uma localização privilegiada, num salão que reuniu os melhores especialistas do setor e que incluiu provas de degustação, Jantar de Gala, realizado por 4 chefes de renome: Alain Ducasse/LeMeurice; Alain Dutournier; Anne-Sophie Pic et Pierre Hermé (sobremesas), bem como, uma cerimonia da entrega de prémios aos melhores restaurantes do Guide Lebey em Paris, para cerca de 200 pessoas, de entre outras atividades.
 
Sendo o Vinho Madeira um produto de excelência, mundialmente reconhecido, e tendo a França como o seu principal mercado de expedição a nível comunitário, a sua participação é de todo o interesse, pelo que o IVBAM far-se-á representar neste evento, nos dias 24 e 25 de Março com um stand, para a promoção do Vinho Madeira.
 
No dia 25 de Março, o Vinho Madeira assumiu um lugar de destaque na cerimónia da entrega de prémios aos melhores restaurantes do Guide Lebey em Paris, bem como, acompanhou uma sobremesa de chocolate Valrhona negro e limão, do Chef Pierre Hermé, resultando numa perfeita simbiose.
 
De realçar que a França ocupa o primeiro lugar na tabela das expedições a nível comunitário, quer em litros quer em valor, representando um volume de 850.881,00 litros e um valor de 2.734.828,78 euros, no ano de 2017.
 
A participação nestas ações é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.