Jornalista norte-americana em visita à Região Demarcada da Madeira

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P.-RAM (IVBAM), em parceria com as empresas do sector, acolheu, entre os dias 27 de Fevereiro e 5 de Março, a jornalista norte-americana, Megan Kriegbaum, que se deslocou à Região Demarcada da Madeira, no âmbito da pesquisa e compilação de informação sobre o Vinho Madeira e as suas empresas produtoras, para escrever um artigo sobre o Vinho Madeira, para uma conceituada revista americana – Saveur - cujo enfoque é gastronomia e vinhos.
 
Megan Kriegbaum, para além de provadora de vinhos, é escritora e editora de vinho e de bebidas espirituosas da “SevenFifty Daily” e freelancer para a “PUNCH” (punchdrink.com). É também editora do recém-lançado "Essential Cooktail Book" da Ten Speed Press. Antes de ser freelancer, foi editora de vinhos na revista Food & Wine durante dez anos, onde escreveu uma coluna mensal sobre vinho, denominada "“Bottle Service”.
 
O artigo que a jornalista irá escrever para a “Saveur”é sobre o tema “Oceans, Coasts, and Islands”, com destaque para os Vinhos da Madeira e seus produtores.
 
Para esta visita, o IVBAM preparou um roteiro, que contemplou um circuito de visitas pelas empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, para que a mesma tomasse conhecimento das especificidades produtivas de cada empresa, para além de ter a oportunidade de degustar vários tipos de Vinho Madeira. A degustação de produtos típicos da Região em harmonia com o Vinho Madeira e os Vinhos Tranquilos Madeirenses mereceu também especial atenção nas refeições, que foram concebidas especialmente para esse efeito.
 
De referir que em termos de exportação de Vinho Madeira, os Estados Unidos da América, ocupam o 5ºlugar da tabela, traduzindo-se em 2017 num valor liquido de 2.774.216,35 euros.
 
A realização desta ação é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Madeira 14-20, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.