Madeira, o Vinho dos Czares

A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, I.P. – RAM, promoveu o lançamento, na Madeira, do livro “Madeira o Vinho dos Czares”, no passado dia 17 de Janeiro, na Adega do IVBAM.
 
“Madeira o Vinho dos Czares” é um livro da autoria de reconhecido jornalista José Milhazes e Siiri Milhazes, e encerra um importante conteúdo das relações históricos/culturais/comerciais entre o Vinho Madeira e a Rússia. É um livro bilingue, editado em português e russo, que conta com 14 capítulos que revelam interessantes historias e factos, onde o Vinho Madeira era figura de destaque, em temáticas tão variadas como a literatura, a poesia, a medicina, as cortes imperiais, o comercio, e as relações diplomáticas, entre outros.
 
O IVBAM apoiou esta pesquisa histórica e respetiva edição do livro tendo em conta o potencial de crescimento do mercado russo relativamente ao Vinho Madeira, para além de que a Rússia tem uma economia que está em franca evolução e é um país com hábitos de consumo que revelam predisposição para consumo de vinhos doces e meio doces, onde se insere o Vinho Madeira.
 
De salientar ainda que Vinho Madeira começou a ser apreciado neste país já no século XVII, e no século XIX, a Rússia era um dos principais mercados de exportação.
 
No que concerne a tabela de exportações do Vinho Madeira, o mercado russo ocupa o 6º lugar, no âmbito das exportações para países fora da União Europeia. Em 2017, foram exportados 16.495,50 litros de Vinho Madeira correspondendo a uma receita de 90.932,25 euros, constituindo um aumento de 20% em litros e 28% em valor, face ao ano anterior.
 
O apoio do IVBAM para este livro enquadrou-se no Plano Promocional dos Vinhos da Madeira cofinanciado no âmbito Programa Operacional “Regional da Madeira 2014-2020”.