Vinho Madeira promove-se na Coreia do Sul

 

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, IP-RAM (IVBAM) em conjunto com duas empresas exportadoras de Vinho Madeira – Henriques & Henriques e Madeira Wine Company, promovem o Vinho Madeira na Daejeon International Wine & Spiritsf Fair, que é o maior evento vínico realizado na Asia e atrai milhares de visitantes, entre profissionais e público em geral.


Esta feira que realiza na cidade de Daejeon, na Coreia do Sul, entre os dias 3 e 6 de Setembro, integra ainda dois outros relevantes eventos de projeção internacional:
- A Conference Wine Buyers, dedicada exclusivamente a profissionais e que conta com inúmeras conferências e masterclass conduzidos por oradores de prestígio internacional. Neste importante evento, o Vinho Madeira estará representado através da realização de um Masterclass sobre Vinho Madeira, que inclui uma prova comentada de diversos vinhos, e que será ministrado pela Dra. Rubina Vieira, Chefe da Câmara de Provadores do IVBAM.
- O Asia Wine Trophy, o mais importante concurso vínico realizado na Asia que conta com cerca de 3.500 vinhos de todos o Mundo, cerca de 120 juízes internacionais e é supervisionado pela Organisation Internationale du Vin (OIV);
A Coreia do Sul apresenta-se como um mercado emergente e estratégico, no qual o setor do Vinho Madeira demonstra interesse e começa a desenvolver relações comerciais que se afiguram promissoras. A Coreia do Sul tem cerca de 50 milhões de habitantes e é um mercado emergente com uma economia que tem vindo a registar um crescimento e solidez notável. O aumento do nivel de vida, o crescimento da classe média, com bom poder de compra, são fatores que têm contribuido para o aumento do consumo de vinho neste país. Outro fator a ter em conta é que em contraposição a outros mercados da Ásia Oriental, onde geralmente prevalecem os vinhos franceses, a Coreia conta com mais de 11 milhões de consumidores que bebem outros vinhos importados (segundo o estudo "Wine Calibration Study 2010").


A participação Daejeon International Wine & Spiritsf Fair será assim uma oportunidade única para promover e potenciar novas oportunidades de negócios para o Vinho Madeira na Asia.


A participação nesta feira é cofinanciada em 85% por fundos comunitários, veiculados pelo Programa Intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.